sábado, outubro 28, 2006

Kafka


"O caminho verdadeiro segue por sobre uma corda, que não está esticada no alto, mas que se estende quase rente ao chão. Parece mais determinado a fazer tropeçar do que a ser transitável."

Franz Kafka

2 comentários:

Anónimo disse...

"A censura

Quando penso nisso, força me é confessar que a educação me prejudicou em vários sentidos. Todavia não fui criado em nenhum lugar à parte, em nenhuma ruína sobre as montanhas, coisa que não me suscitaria agora censura alguma... E como toda a galeria de meus antigos mestres é capaz de não compreender isto, vale dizer que de bom grado eu preferiria ter sido esse humilde habitante das ruínas, tostado pelo sol que, através dos escombros, iria brilhar sobre a erva fresca de minha morada - mesmo que a princípio eu não tivesse forças para resistir ao influxo de minhas faculdades sadias começando a vingar dentro de mim com o vigor de uma embriaguez.

Quando penso nisso, força me é confessar que a educação me prejudicou em vários sentidos. Esta censura abrange uma porção de gente - a saber, meus pais, alguns membros da família, freqüentadores de nossa casa, vários escritores, certa cozinheira que durante um ano me conduzia ao colégio, um punhado de professores (que na lembrança sou obrigado a apertar cuidadosamente sob pena de ver escapar algum, e mesmo assim, uma vez junta a mancheia, eis que a massa escapole pelos vãos dos dedos), um inspetor de alunos, transeuntes que passavam devagar... em suma, esta censura ergue-se como um punho contra toda a sociedade e ninguém, repito, ninguém pode estar seguro de que o mesmo punho não o ameace algum dia, de frente ou de flanco ou pelas costas. A esta censura eu não admitiria que objetassem nada: como já ouvi demasiadas objeções (das quais a maior parte foi refutada), estendo a censura também a essas objeções e agora reafirmo que minha educação e tais objeções me prejudicaram em vários sentidos."

Franz Kafka

ricarva disse...

Caro(a) anónimo(a)
Deixou aqui um belo texto de Kafka. Confesso que não o conhecia. Se, por acaso, voltar a passar pelo HOMÚNCULO deixe-me ficar a referência bibliográfica. Gostaria também de analisar alguns aspectos que me parecem pertinentes no seu conteúdo.

Cumprimentos
Ricardo Carvalho